Ministério da Justiça suspende venda de iPhone sem carregador no Brasil

Desde que começou a retirar os carregadores da caixa dos iPhones, a Apple tem enfrentado dores de cabeça com a Justiça. E agora, o Ministério da Justiça acaba de emitir um comunicado onde determina a “suspensão imediata das vendas de iPhones sem carregadores em suas caixas no Brasil”.

De acordo com informações, a falta de um carregador na caixa não “demonstrou ação efetiva de proteção ambiental”. Para quem não se lembra, a Apple começou com essa tendência há cerca de dois anos atrás alegando que a prática ajudaria o meio ambiente.

Além da medida citada acima, a Apple também recebeu uma multa de R$ 12.274.500 por descumprir com a ordem de vender iPhones sem o carregador. Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), essa medida da Apple é venda casada, onde a empresa teria o interesse de ganhar algum dinheiro por vender o item separadamente.

Renderização do iPhone 14 que será oficializado nesta quarta-feira (7).

Veja também:

Sobre isso, Laura Postal Tirelli, diretora da Senacon, informou: “A representada, que continua a fabricar os carregadores de bateria, propaga, declaradamente, o discurso de que a escolha da compra foi passada ao consumidor, mas, na verdade, é ela quem decidiu o modo de fornecimento de seu produto”.

“Não há elementos para considerar justificada uma operação que, visando, declaradamente, a reduzir emissões de carbono, acarreta a inserção no mercado de consumo de produto cujo uso depende da aquisição de outro, que é, também, comercializado pela empresa”, finaliza Laura.

Via
CNN

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo